O evento foi realizado em Augustinópolis e buscou escutar os trabalhadores, gestores e conselheiros para obter resultados mais positivos para os usuários do SUS.

 

 

Com o tema, ‘Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer’, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), o Conselho Estadual de Saúde (CES-TO) e a Secretaria Municipal de Saúde, realizaram na terça-feira, 02, no município de Augustinópolis, a 1ª etapa macrorregional da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (2ª CEGTES). O objetivo foi propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PNGTES).

O evento que reuniu cerca de 200 pessoas foi destinado a trabalhadores, gestores e conselheiros do Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense, com interesse em formular propostas para aprimorar as condições de trabalho, bem-estar e o bom atendimento à população nos serviços de saúde, além de discutir as atuais estruturas e possíveis melhorias para o serviço e atendimento ao usuário.

Segundo a superintendente de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/SES-TO, Leide Idaine Barros, “nosso objetivo com as conferências macrorregionais é obter a maior participação possível junto aos municípios e trazê-los para trabalhar de forma colaborativa e participativa. Eu me sinto muito contemplada e privilegiada em contribuir junto aos municípios para que as ações dos gestores e dos trabalhadores possam sair de forma exitosa na questão da valorização e busca de propostas para melhorias do SUS tocantinense”.

“Hoje nós observamos a adesão da comunidade e do controle social ao nosso projeto de forma que a 2ª conferência de gestão está excelente. Isso é muito importante para nós enquanto conselho como também para a gestão, esta adesão dos trabalhadores mostra que eles querem melhorias tanto para eles, quanto para o melhor atendimento aos nossos usuários. desta etapa macrorregional sairão propostas para o fortalecimento do SUS. A ideia é que saiam desta etapa 60 delegados para etapa estadual, sendo 30 usuários, 15 trabalhadores, 15 gestores e prestadores de serviços”, destacou o presidente do CES-TO, Mário Benício.

Para o superintendente do Ministério da Saúde (MS) no Tocantins, Remilvan Milhomem, “o Brasil está retomando esses palcos, momentos em que a população, os trabalhadores, os usuários do SUS e das outras áreas que precisa da representação social possam definir diretrizes, linhas de cuidado das pessoas que cuidam da nossa gente. Importantíssimo e louvável, parabéns à Secretaria de Estado, à Secretaria Municipal e ao Conselho, porque conseguiram reunir aqui todas essas pessoas”.

A superintendente do MS no estado da Bahia e palestrante da conferência, Desirée Carvalho afirmou que, “é importante pensar a força de trabalho regionalizada, uma vez que não temos como distribuir em todos os municípios. Esta conferência macrorregional é muito importante para entendermos a necessidade dos municípios, pensar bem racionalmente e buscar as propostas positivas para serem aplicadas nas políticas de saúde destinadas a população”.

“Ao promover o diálogo e a troca de experiências, a conferência contribui para o desenvolvimento de práticas mais eficientes, a valorização dos profissionais da saúde e a melhoria do acesso e qualidade dos serviços oferecidos à população tocantinense. Além disso, ao definir diretrizes e propostas, a conferência influencia diretamente na formulação de políticas públicas voltadas para a saúde, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas no estado”, disse Nara Cristina, ouvinte da conferência.

Segundo a Conselheira Distrital de Saúde da aldeia Apinajé, no município de Tocantinópolis, Marlúcia Apinajé, “o impacto desta conferência para nós é muito grande, aqui buscamos aprofundar mais nosso conhecimento sobre trabalho e educação na saúde e também trazer o nosso propósito. O povo Apinajé almeja e sonha em ter um caminho diferente, principalmente na regulação de pacientes indígenas. Então, a nossa vinda é com esse intuito de trazer esse propósito, falar sobre a regulação do sistema e também dialogar e colocar alguns assuntos em pauta”.

2ª CEGTES-TO

A 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde será realizada em etapas macrorregionais nos dias 02, 04, 09 e 10 de abril, nas cidades de Augustinópolis, Araguaína, Natividade e Palmas, respectivamente, e finalizando com a etapa estadual nos dias 11 e 12 de junho de 2024, também em Palmas.

As informações colhidas durante as etapas macrorregionais e estadual basearão a preparação para a participação do Tocantins na 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (4ª CNGTES) que será realizada em Brasília, entre os dias 10 e 13 de dezembro de 2024.

Inscrições para as próximas etapas

Os interessados em participar das próximas etapas devem se inscrever através dos links disponibilizados para cada etapa: Araguaína: 04 de abril de 2024 https://forms.gle/eKSzwoE8BaNvKK9B7 ; Natividade: 09 de abril de 2024 https://forms.gle/uTaAyyHn4tJze6DJA  e Palmas: 10 de abril de 2024 https://forms.gle/3BygGTF1CMfGC63k7 .

André Araújo/Governo do Tocantins

                                                              

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Twitter

Anúncio Aqui

Outras materias

Governo do Tocantins fortalece a vigilância das doenças imunoprevenívei
Foto 01 - Ananda Santos
Em seminário organizado pela SES-TO, profissionais...
Governo do Tocantins lança edital de chamamento para participação de coexpositores na ABAV Expo 2024
Foto 03
 Inscrições para seleção das empresas interessadas...
om ações do Governo, Tocantins cai para 9ª posição no ranking nacional de queimadas no mês de agosto
Foto 01
Levantamento foi realizado pela Secretaria do Meio...
SES-TO alerta para os cuidados com a saúde na seca e baixa umidade do ar
605fda69655d0160dd73b028cbc4ecff
A população precisa ficar atenta ao período de est...
Em Cachoeirinha, Polícia Civil do Tocantins prende homem investigado por ato libidinoso e ameaça
Prisão Cachoeirinha - Divulgação PCTO
Prisão ocorreu em cumprimento a mandado de prisão ...
Jovens atletas disputam Campeonato Brasileiro de Boxe com o apoio do Governo do Tocantins
Foto 01 Delegação Campeonato Brasileiro Boxe
Delegação estadual será representada por boxeadore...

Anuncie conosco!