18 jovens foram selecionados para 3 oficinas culturais que integram a segunda temporada do projeto Novos Contemporâneos.
O coletivo Flácido, de Palmas (TO), divulgou na última sexta-feira, 29, o resultado da seleção de inscritos para a segunda temporada do projeto Novos Contemporâneos. Foram disponibilizadas 18 vagas gratuitas para jovens de 18 a 29 anos em três atividades: graffiti, grupo de estudos em cultura ballroom e laboratório de arte performance.
Para o grupo de estudos sobre cultura Ballroom, os inscritos(as) Guilherme Gandara da Fonseca, Kelley Estela Costa Magalhães, Mavamba Brito e Wanda Almeida Citó foram selecionados(as) e irão ganhar ajuda de custo. Thalys Judson Lisboa Ferreira e Rodrigo Amorim Soares também foram selecionados, mas sem ajuda de custo. Ficaram como suplentes: Chaylla Ramos de Carvalho, Gabriel Arthur M.S.C.V. Barreto, Ivan Trindade Mendes Júnior, Júlia Vitória Bispo Peixoto de Paula, Maria Otilia Barbosa Silva, Severiano Alves da Cunha Filho e Violeta Lopes Alencar Delgado.
As atividades do grupo de estudos começam nesta quarta-feira, 3, a partir das 19h30, na Casa Flácida (404 Norte).
Foram selecionados(as) para o laboratório de arte da perfomance: Carolinne Costa Santos, Gabes Carneiro Guizilin, Tauane de Oliveira Cruz e Weldson Carlos Rodrigues de Freitas. Todos com ajuda de custo. Já sem ajuda de custo os selecionados(as) são: Arthur Paião de Moraes e Lorraine Stella Carneiro Guizilin. Ficaram de suplentes: Railene Soares de Vasconcelos e Maria Luiza Nomellini Costa. Esta atividade tem início no próximo sábado, 6, a partir das 14h, também na Casa Flácida.
Para a oficina de grafitti, receberão ajuda de custo Helena Beatriz Santana e Silva, Juliana Triers Morais, Leonardo Dias Araújo e Millena Silva Cruz Kanella. Já sem ajuda de custo foram selecionadas Markelaine Batista de Oliveira Rocha e Loury Lay Gomes Almeida. Estão como suplentes: Kariny Txebuaré Taveira Karajá e Fernanda Oegraf Camargo. As atividades começarão no dia 13 deste mês, às 16h, na Casa Flácida (404 Norte).
A ajuda de custo que os alunos receberão é de R$600, com exceção da oficina de grafitti em que o valor é de R$400. O coletivo Flácido está entrando em contato com todos os selecionados, via meios de comunicação informados pelos próprios participantes no ato da inscrição, para formalizar a matrícula. Caso algum selecionado(a) não oficialize a entrada na atividade, suplentes serão chamados.
Pessoas racializadas e pessoas transexuais, travestis e não-binárie tiveram 1 vaga exclusiva em cada oficina.
Mais oficinas
No segundo semestre, em data ainda a ser marcada, o Coletivo Flácido ainda lançará uma oficina de produção cultural e editais.
Coletivo Flácido
O coletivo Flácido é um grupo composto por artistas, cuja principal forma de expressão é a arte da performance, embora não se restrinjam a ela. Com o objetivo de revitalizar o cenário da arte contemporânea em Palmas/TO, o coletivo concentra suas atividades na Casa Flácida, um centro dedicado à arte, cultura e interação social, servindo como ponto de encontro para o cultivo de ideias inovadoras.
O projeto é realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022. O Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado apresentam.
Philipe Ramos/Assessoria de Imprensa