A data é para reforçar a importância do ato que é um direito de todas as crianças.
O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Em comemoração ao Dia Mundial do Brincar, lembrado todo dia 28 de maio, o Hospital Geral de Palmas (HGP) preparou um dia com circuito de jogos, além da Trupe da Alegria que circulou pelo pronto socorro e ambulatório pediátrico levando brincadeira e diversão para as crianças. A ação é promovida pelo setor de Humanização do hospital em parceria da Associação Amigos do HGP.
A responsável pelo setor de Humanização, Goiamara Borges destaca que a intenção das atividades na pediatria é reforçar o direito de brincar da criança no ambiente hospitalar. “E também aproveitar a data para reforçar a importância das atividades lúdicas e jogos recreativos que possibilitam à criança expressar seus sentimentos, promover socialização e modificar a visão que a criança tem muitas vezes do hospital. Esse tipo de iniciativa só é possível graças à união das equipes de humanização, as brinquedistas e a equipe multiprofissional das alas, em prol do bem-estar do paciente”.
Quem aprovou a iniciativa foi a mãe Raiane Lima Rodrigues, que veio de Rio da Conceição, trazer seu filho Ravi Ferreira Lima, de um ano e 10 meses, para o acompanhamento com o ortopedista. “O meu filho amou, se divertiu e ficou bastante empolgado no carrinho. A criança até esquece que está no hospital com brincadeiras e diversão”, declarou.
Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins