Momento contou com palestras e dinâmicas que abordam técnicas de enfrentamento de crises e busca por ajuda.
Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, o Centro de Internação Provisória Masculino de Santa Fé do Araguaia (Ceip Norte), gerido pela Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou na última sexta-feira, 13, atividades de promoção a saúde mental e emocional para os adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.
Durante a atividade, a psicóloga Alexia Fernanda da Silva palestrou sobre o tema e realizou dinâmica de grupo com os socioeducandos. “Falamos sobre o compromisso com a vida e o autocuidado com foco na prevenção do suicídio e também destacamos a importância e a relevância de identificar os sinais de alerta, a mudança de comportamento como o isolamento, e como o autocuidado pode ser uma ferramenta fundamental para poder lidar com os desafios emocionais”, explicou.
Abordagens
Durante a ação, os socioeducandos participaram de discussões sobre a importância da saúde mental, técnicas de enfrentamento de crises e estratégias para buscar ajuda quando necessário. Além disso, foram abordados temas como a identificação de sinais de alerta e a promoção de um ambiente de apoio e compreensão entre os colegas.
Aprendi que quando a gente tiver qualquer tipo de problema, nós não devemos guardar ele exatamente só pra nós, mas também não devemos sair falando com qualquer pessoa. Temos que achar uma pessoa específica que está ali para nos escutar e nos ajudar com aquele problema, porque se guardarmos pra nós mesmos, em algum ponto ele pode estourar dentro de nós e podemos fazer uma besteira não só com a gente, mas também com outras pessoas próximas da gente e vamos ficar nos culpando”, relatou um dos socioeducandos.
Edição: Tainara Saraiva/Governo do Tocantins
Por Márcia Rosa/Governo do Tocantins – 17.09.2024