“Em Cena na Escola: Oficina Teatral e distribuição de livro” é uma iniciativa de Magna Carneiro, que levará teatro e literatura a estudantes da rede pública.

 

 

Contemplado na categoria Linguagens Artísticas – Teatro, do edital Artes Tocantins 2023, lançado pelo Governo do Tocantins, através da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto de teatro “Em Cena na Escola: Oficina Teatral e distribuição de livro” tem início nesta segunda-feira, 8, e atenderá dez escolas estaduais das regiões Norte, Sul e Central de Palmas. A iniciativa foi beneficiada com o recurso de R$ 15.000,00 e tem o objetivo de potencializar o aprendizado por meio de oficinas, rodas de conversa e distribuição de 150 exemplares do livro “Em Cena: Exercícios teatrais para encenar em escolas”.

Cada unidade escolar receberá 15 cópias para o acervo de sua biblioteca e as atividades serão distribuídas de forma em que cinco delas receberão uma oficina ministrada pela autora, destinada a professores e arte-educadores, e outras cinco uma roda de conversa interativa sobre a obra. As atividades serão estrategicamente planejadas em colaboração com a direção de cada instituição para garantir acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Fazem parte do circuito do projeto as Escolas Estaduais Liberdade, Criança Esperança, São José, Duque de Caxias, Dom Alano, Professora Ângela Gloria Cardoso, Frederico José Pedreira Neto, Cívico Militar Vila União e Centro de Ensino Médio Castro Alves. O livro e as oficinas abordarão estratégias de dinâmicas como jogos de improvisação, leituras dramáticas e a construção de personagens, buscando incentivar o público a explorar os gêneros literários e descobrir novos universos por meio da leitura.

Segundo a idealizadora, serão abordadas características consideradas importantes no mundo do teatro. “Trabalharemos a oralidade e a expressividade, oportunizando um conhecimento diversificado e divertido, com um cenário onde os profissionais da educação possam levar propostas utilizando minha obra, além de proporcionar e liberar as habilidades diversas dos alunos, como expressarem seus sentimentos, emoções, aflições, sensações e a escrita”, disse. Ainda de acordo com Magna, além de fortalecer as aulas de arte, o projeto pretende promover o incentivo à leitura, utilizando uma abordagem dinâmica, que combina teatro e literatura.

Livro
O livro “Em Cena: Exercícios teatrais para encenar em escolas” é uma produção de Magna Silvia Pereira Carneiro, lançada no ano de 2021, que reúne sua experiência na atuação, direção e produção. A obra visa auxiliar professores no trabalho com o teatro em sala de aula ou em oficinas. Toda a pesquisa é baseada no teatro como uma espécie de “mola propulsora” para a aprendizagem.

 

De acordo com a escritora, a obra é uma junção de exercícios teatrais que foi criando ao longo dos anos, a partir de suas aulas de teatro em escolas públicas. “Criei um grande acervo de exercícios por causa da precariedade nessa área de encontrar exercícios específicos para administrar as aulas, porque a sala de aula é diferenciada. A partir do momento que eu tinha todo esse material, produzi o livro e ganhei o primeiro edital de publicação (Lei Aldir Blanc 1). O projeto de levar para as escolas surge a partir desse momento. Ao deixá-lo nas escolas, os professores podem se apropriar, pois é uma ferramenta de trabalho nas áreas de linguagem, teatro e produção de texto”, explica.

Interessados pela obra também podem adquirir o livro por meio do Instagram da autora (@magnasilviacarneiro).

 

Conheça a proponente
Magna Silvia Pereira Carneiro é arte-educadora, professora, atriz, produtora cultural, cantora, escritora e diretora de teatro. Iniciou sua carreira artística como atriz e produtora há mais de 25 anos no Tocantins e é uma das fundadoras da Companhia A Barraca, criada em 2022, além de participar de um dos primeiros grupos teatrais do Tocantins, a Cia Chama Viva. Sua formação acadêmica é no campo da matemática, com especialização em metodologia do ensino. Ao todo são mais de 30 anos como professora, dos quais 15 foram destinados ao ensino do teatro.

Ficha Técnica
Direção-geral e Oficinas: Magna Carneiro
Produção Executiva: Sheyla Virginio
Interpretação em Libras: Francisco da Paz
Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu
Apoio: Companhia A Barraca

por Ana Carolina Monteiro/Governo do Tocantins

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Twitter

Anúncio Aqui

Outras materias

Conselho Consultivo do Parque Estadual do Cantão promove reunião ordinária em Caseara
Foto1
Revisão do Plano de Manejo e uso público da Unidad...
Governo do Tocantins marca presença em cerimônia de sanção da nova Lei Geral do Turismo
Durante a cerimônia, presidente Lula prometeu empenho no desenvolvimento do turismo_ Vinícius Santa Rosa_Governo do Tocantins
Secretário de Turismo, Hercy Filho, representou o ...
Em Palmas, Polícia Civil promove reprodução simulada de acidente de trânsito que vitimou idoso na região Sul da capital
reprodução simulada Jardim Taquari 02 - Raimundo Gabriel
A ação foi realizada a pedido da Defensoria Públic...
Preços de Carnes em Gurupi: Procon Tocantins encontra variações de até 78%
venda de carne fresca moída deve ser realizada na presença do consumidor, sendo proibido mantê-la estocada nesse estado nos estabelecimentos.
Preços de Carnes em Gurupi: Procon Tocantins encon...
Em alusão ao Setembro Amarelo, adolescentes do Centro de Internação Provisória Masculino de Santa Fé participam de palestras sobre saúde mental e emoc...
foto 3
Momento contou com palestras e dinâmicas que abord...
Escolas públicas de Paranã se destacam na Olimpíada Mandacaru de Matemática e conquistam 27 premiações
Foto 3 - Alunos premiados da E.E Desembargador Virgílio, e professoras
O Colégio Estadual ficou com quatro medalhas de ou...

Anuncie conosco!