Hospital Dona Regina capacita profissionais para incentivar a amamentação

O objetivo é orientar os trabalhadores sobre técnicas, acolhimento e empatia.

 

Com objetivo de ofertar o incentivo à amamentação, acolhimento humanizado e melhor assistência para pacientes, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) iniciou na terça-feira, 09, o curso ‘Promovendo e Incentivando a Amamentação em um Hospital Amigo da Criança’, para os profissionais de saúde da unidade hospitalar.

O selo de qualidade como Hospital Amigo da Criança foi conferido pelo Ministério da Saúde (MS), ao Dona Regina, pelo cumprimento dos critérios instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), para estimular o sucesso do aleitamento materno.

“Se você ajuda o bebê a mamar, escuta e auxilia a mãe, você está contribuindo para o futuro daquela família. Eu sempre digo que, ao tocar um coração, faça a diferença. Porque você não sabe tudo o que aquelas pessoas estão passando, então o seu acolhimento, a sua voz, a sua assistência vai impactar para o resto da vida deles. Esses dias, veio nos visitar a nossa primeira prematura de 670 gramas que nasceu na maternidade, hoje com 22 anos. Quando ela chegou foi uma festa, ela mostrou as fotos com a equipe, falou com os profissionais que cuidaram dela, olha que legal. Então procure ser uma lembrança boa para as pessoas”, afirmou a coordenadora do Banco de Leite Humano do HMDR, Walkiria Pinheiro.

O técnico de enfermagem do bloco cirúrgico do HMDR, Iranei Teixeira Mota, afirmou que, “o que eu mais gostei no curso até o momento foi a maneira ensinada de como conversar e entender o paciente. De se colocar no lugar dele, ter mais empatia, dentre outras coisas. Eu trabalho há 12 anos no Dona Regina, e eu  sei que é preciso ter atenção, porque tem muitos casos que é preciso ter empatia, como por exemplo, tem acompanhantes que no horário do almoço não fazem a refeição, ficam sem coragem de falar, pedir, e eles podem comer também. Aí eu chego e pergunto, ofereço o almoço lá na cozinha, para ajudar naquele momento”.

“Estou achando muito bom o curso, no sentido de abrir a mente da gente, tanto para o conteúdo teórico, quanto para o conhecimento prático. Estamos aprendendo muito sobre empatia e as habilidades de lidar com as pessoas na maternidade. A amamentação para os profissionais da saúde é esse conjunto, você tem que saber como você chega ao paciente, e como explica as instruções. É o meu último ano no Hospital, e o aprendizado foi muito bom, aprendi muito, dos casos básicos até os mais complicados”, disse a residente de pediatria na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do HMDR, Amanda Viana.

A enfermeira do HMDR, Elena Leichtweis, relatou que “já tem um ano que eu vim para Palmas, antes eu trabalhava no Hospital Regional de Guaraí. Consegui a transferência para a Maternidade Dona Regina recentemente, e agora estou fazendo essa capacitação. Tem sido muito bom, estamos atualizando tudo o que a gente já sabia. Há dez anos eu fiz pela primeira vez um curso com esse tema. Essa capacitação de hoje está muito boa, a Walkiria é ótima para instruir a gente com comunicação dela”.

A capacitação destinada aos profissionais de saúde do HMDR será realizada de 09 a 11 de abril, das 08h às 12h e de 14h às 18h, no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), localizado na Quadra 104 Norte, Edifício Lauro Knopp, em Palmas, Tocantins. O evento é coordenado pelo Banco de Leite Humano.

Ananda Santos/Governo do Tocantins

                                                              

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Twitter

Anúncio Aqui

Outras materias

Governo do Tocantins fortalece a vigilância das doenças imunoprevenívei
Foto 01 - Ananda Santos
Em seminário organizado pela SES-TO, profissionais...
Governo do Tocantins lança edital de chamamento para participação de coexpositores na ABAV Expo 2024
Foto 03
 Inscrições para seleção das empresas interessadas...
om ações do Governo, Tocantins cai para 9ª posição no ranking nacional de queimadas no mês de agosto
Foto 01
Levantamento foi realizado pela Secretaria do Meio...
SES-TO alerta para os cuidados com a saúde na seca e baixa umidade do ar
605fda69655d0160dd73b028cbc4ecff
A população precisa ficar atenta ao período de est...
Em Cachoeirinha, Polícia Civil do Tocantins prende homem investigado por ato libidinoso e ameaça
Prisão Cachoeirinha - Divulgação PCTO
Prisão ocorreu em cumprimento a mandado de prisão ...
Jovens atletas disputam Campeonato Brasileiro de Boxe com o apoio do Governo do Tocantins
Foto 01 Delegação Campeonato Brasileiro Boxe
Delegação estadual será representada por boxeadore...

Anuncie conosco!