Atualização da Legislação,  composição e fluxo de processos para formalização do ordenamento de despesas serão abordados durante oficinas ao longo da semana.

O Comitê Interno de Governança da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (Semarh) executou nesta terça-feira, 2, o Plano de Integridade para formalização de processos de despesas aos servidores dos diversos setores da Pasta. Ao longo da semana serão realizadas oficinas para o nivelamento técnico dos profissionais, com atualização da legislação, composição e fluxo de processos e procedimentos para formalização do ordenamento da despesa.

O objetivo é reduzir o tempo de formalização dos processos, evitar a demanda de correção e melhorar a eficiência da consolidação dos processos e aplicação do orçamento aprovado para o exercício. Os manuais, cartilha, mapa estratégico, entre outros, o Programa de Governança e Integridade da Semarh estará à disposição para a consulta dos servidores.

A secretária Executiva Mônica Avelino destacou que, “é imprescindível o planejamento para que as despesas sejam formalizadas e a aplicação do orçamento seja consolidada de maneira eficiente. Portanto é necessária a participação de todos os setores nas oficinas programadas, para que a atualização dos servidores com esse nivelamento técnico resulte na produção de peças adequadas aos processos”.

O gerente de Recursos Hídricos, Thiago Bandeira, pontuou que, “na área pública existem necessidades múltiplas, mas os recursos são limitados, portanto a formalização adequada e aplicação eficiente do orçamento elevam os resultados”.

A integrante do Comitê Interno de Governança, Gylk Vieira Costa, reforçou que, “o Comitê de Governança está cuidando da orientação necessária aos atuais e novos servidores para a formalização eficiente dos processos de despesas, oferecendo informações e disponibilizando o suporte de manuais e de material de direcionamento, além dos canais de informação e consulta”.

Como convidada, a servidora Graciela Ribeiro, reiterou que, “todo servidor deve conhecer o Manual Técnico Orçamentário, para planejamento e formalização de despesas. Na formalização do processo, o estudo técnico preliminar e o termo de referência são documentos que devem apresentar a fonte, ação, vigência de contrato, entre outros aspectos orçamentários, adequados à despesa, para atender os requisitos previstos na legislação”.

Cleide Veloso/Governo do Tocantins

 
Governo do Estado do Tocantins

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter

Anúncio Aqui

Outras materias

Conselho Consultivo do Parque Estadual do Cantão promove reunião ordinária em Caseara
Foto1
Revisão do Plano de Manejo e uso público da Unidad...
Governo do Tocantins marca presença em cerimônia de sanção da nova Lei Geral do Turismo
Durante a cerimônia, presidente Lula prometeu empenho no desenvolvimento do turismo_ Vinícius Santa Rosa_Governo do Tocantins
Secretário de Turismo, Hercy Filho, representou o ...
Em Palmas, Polícia Civil promove reprodução simulada de acidente de trânsito que vitimou idoso na região Sul da capital
reprodução simulada Jardim Taquari 02 - Raimundo Gabriel
A ação foi realizada a pedido da Defensoria Públic...
Preços de Carnes em Gurupi: Procon Tocantins encontra variações de até 78%
venda de carne fresca moída deve ser realizada na presença do consumidor, sendo proibido mantê-la estocada nesse estado nos estabelecimentos.
Preços de Carnes em Gurupi: Procon Tocantins encon...
Em alusão ao Setembro Amarelo, adolescentes do Centro de Internação Provisória Masculino de Santa Fé participam de palestras sobre saúde mental e emoc...
foto 3
Momento contou com palestras e dinâmicas que abord...
Escolas públicas de Paranã se destacam na Olimpíada Mandacaru de Matemática e conquistam 27 premiações
Foto 3 - Alunos premiados da E.E Desembargador Virgílio, e professoras
O Colégio Estadual ficou com quatro medalhas de ou...

Anuncie conosco!