Atualização da Legislação,  composição e fluxo de processos para formalização do ordenamento de despesas serão abordados durante oficinas ao longo da semana.

O Comitê Interno de Governança da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (Semarh) executou nesta terça-feira, 2, o Plano de Integridade para formalização de processos de despesas aos servidores dos diversos setores da Pasta. Ao longo da semana serão realizadas oficinas para o nivelamento técnico dos profissionais, com atualização da legislação, composição e fluxo de processos e procedimentos para formalização do ordenamento da despesa.

O objetivo é reduzir o tempo de formalização dos processos, evitar a demanda de correção e melhorar a eficiência da consolidação dos processos e aplicação do orçamento aprovado para o exercício. Os manuais, cartilha, mapa estratégico, entre outros, o Programa de Governança e Integridade da Semarh estará à disposição para a consulta dos servidores.

A secretária Executiva Mônica Avelino destacou que, “é imprescindível o planejamento para que as despesas sejam formalizadas e a aplicação do orçamento seja consolidada de maneira eficiente. Portanto é necessária a participação de todos os setores nas oficinas programadas, para que a atualização dos servidores com esse nivelamento técnico resulte na produção de peças adequadas aos processos”.

O gerente de Recursos Hídricos, Thiago Bandeira, pontuou que, “na área pública existem necessidades múltiplas, mas os recursos são limitados, portanto a formalização adequada e aplicação eficiente do orçamento elevam os resultados”.

A integrante do Comitê Interno de Governança, Gylk Vieira Costa, reforçou que, “o Comitê de Governança está cuidando da orientação necessária aos atuais e novos servidores para a formalização eficiente dos processos de despesas, oferecendo informações e disponibilizando o suporte de manuais e de material de direcionamento, além dos canais de informação e consulta”.

Como convidada, a servidora Graciela Ribeiro, reiterou que, “todo servidor deve conhecer o Manual Técnico Orçamentário, para planejamento e formalização de despesas. Na formalização do processo, o estudo técnico preliminar e o termo de referência são documentos que devem apresentar a fonte, ação, vigência de contrato, entre outros aspectos orçamentários, adequados à despesa, para atender os requisitos previstos na legislação”.

Cleide Veloso/Governo do Tocantins

 
Governo do Estado do Tocantins

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Twitter

Anúncio Aqui

Outras materias

Governo do Tocantins fortalece a vigilância das doenças imunoprevenívei
Foto 01 - Ananda Santos
Em seminário organizado pela SES-TO, profissionais...
Governo do Tocantins lança edital de chamamento para participação de coexpositores na ABAV Expo 2024
Foto 03
 Inscrições para seleção das empresas interessadas...
om ações do Governo, Tocantins cai para 9ª posição no ranking nacional de queimadas no mês de agosto
Foto 01
Levantamento foi realizado pela Secretaria do Meio...
SES-TO alerta para os cuidados com a saúde na seca e baixa umidade do ar
605fda69655d0160dd73b028cbc4ecff
A população precisa ficar atenta ao período de est...
Em Cachoeirinha, Polícia Civil do Tocantins prende homem investigado por ato libidinoso e ameaça
Prisão Cachoeirinha - Divulgação PCTO
Prisão ocorreu em cumprimento a mandado de prisão ...
Jovens atletas disputam Campeonato Brasileiro de Boxe com o apoio do Governo do Tocantins
Foto 01 Delegação Campeonato Brasileiro Boxe
Delegação estadual será representada por boxeadore...

Anuncie conosco!