Músicos da Oficina de Criatividade Sonora participam de imersão em Taquaruçu nesta terça-feira, 04.
Nesta terça-feira, 04, os músicos selecionados do projeto Ocris participam de vivências artísticas com o grupo Vereda. As atividades de imersão, que é mais uma etapa do projeto Oficinas de Criatividade Sonora, ocorrem em Taquaruçu, distrito de Palmas.
Durante o mês de maio, os artistas realizaram oficinas de criatividade sonora, as quais foram ministradas pelo diretor artístico Heitor Martins Oliveira. Os quatro selecionados (Bárbara Peixe Boi; Diogo Goltara; Mira Benvenuto e Ruiter Castro) receberão auxílio no valor de R$ 1.440,00 de subsídio.
Os encontros, que ocorreram de forma híbrida, proporcionaram aos alunos uma carga horária de aproximadamente 5 horas/aula.
A seleção de instrumentistas para as oficinas sonoras foi realizada por meio de análise dos materiais enviados pelos candidatos, considerando os seguintes critérios: formação sólida, experiência de apresentações em público, conhecimento de leitura de partituras e afinidade de trabalhos anteriores com a proposta estética a ser desenvolvida nas aulas. “Nosso objetivo neste projeto é realizar o intercâmbio de saberes em práticas sonoras musicais, tendo como resultado o registro de uma criação coletiva, uma vez que, as oficinas abordaram as práticas de criação sonora e musical como forma de enriquecer a cultura tocantinense. Por outro lado, essa vivência com os músicos do Vereda demonstra a diversidade artística e plural do nosso Estado”, aposta.
A produtora executiva do projeto, Stella Antunes, explica que durante essa imersão serão realizadas gravações de experimentações sonoras. Segundo ela, o objetivo é compartilhar a troca de saberes entre os músicos e colocar em prática os saberes adquiridos durante as oficinas com o diretor artístico Heitor Moreira. “A última etapa do projeto, em setembro, será a disponibilização de um podcast com as composições criadas durante as vivências de pesquisa e gravação dos resultados da Oficina de Criatividade Sonora”, informa.
Vereda
O Projeto Vereda – Música e Tradição é um desdobramento do Vereda, um projeto de educação musical, idealizado pelo músico Diego Brito. A iniciativa realiza oficinas de jogos musicais, técnicas de percussão corporal, técnicas de percussão de ritmos tradicionais, confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, confecção de instrumentos musicais da cultura tradicional de Taquaruçu, como pandeiro, caixa de folia, zabumba e viola de buriti, com matéria-prima vegetal e animal, além das miniaturas destes. O público-alvo são crianças e jovens de Taquaruçu.
Projeto
A Oficina de Criatividade Sonora é patrocínio do Edital 19 LPG Artes Tocantins – 2023. A proposta do projeto é fomentar um núcleo de experimentações criativas e estabelecer intercâmbio entre espaços de formação e prática musical. “Por meio de uma série de ações conectadas, o projeto irá explorar possibilidades da criação musical e sonora em seus aspectos conceituais e práticos e concretizar propostas criativas individuais e coletivas em trocas de experiências, vivências, partituras e gravações”, completa Stella.