Órgão reafirma seu compromisso com a comunidade e o meio ambiente preparado para enfrentar os desafios do futuro com excelência e inovação.
No mês em que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) celebra o seu 35º aniversário, o compromisso e a dedicação de seus servidores fortalecem laços com a comunidade e renovam o compromisso na excelência do atendimento. A inauguração do novo local de recepção ao público, realizado em fevereiro deste ano, reflete a modernização do serviço público e a evolução contínua da instituição.
Para o presidente Renato Jayme, o novo espaço otimiza a experiência dos cidadãos e garante excelência na resolução das demandas ambientais. “A nova estrutura é resultado do nosso empenho em modernizar processos e aprimorar a interação com o público externo”, enfatizou o gestor. Além da revitalização do espaço físico, houve também a incorporação de novos mobiliários e computadores, a fim de oferecer maior conforto também a equipe de servidores que atuam na Gerência de Atendimento e Análise Técnica (Gerência de Protocolo).
Além de aprimorar o acesso aos serviços oferecidos pelo Naturatins no atendimento presencial, a presença do órgão nas plataformas digitais, como o WhatsApp, tem ampliado a acessibilidade. Inovação que corrobora com o compromisso em proporcionar um atendimento inclusivo e eficiente tanto na sede em Palmas, mas também nas diretorias e escritórios regionais espalhadas de norte a sul do Tocantins.
A ampliação do atendimento resultou em mais de 40 mil atendimentos presenciais realizados apenas nos últimos três anos. Conforme relatório da gerência responsável, no período de 15 de abril de 2021 a 15 de abril deste ano, foram mais 128 mil atendimentos por telefone, 51.800 por WhatsApp e 115 mil por e-mail.
Mais facilidades para o público
Além do novo espaço de atendimento presencial, o Naturatins reforça a acessibilidade aos serviços oferecidos. Seja para realizar requerimentos, juntar documentos ou cumprir pendências relacionadas a processos em andamento, o público conta com atendimento presencial das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, na Gerência de Protocolo, localizada na sede do órgão em Palmas. E via WhatsApp pelo número (63) 99218-2272.
Esses mesmos serviços estão disponíveis nas sedes regionais do Naturatins em diversas cidades, como Araguaína, Gurupi, Pedro Afonso, Araguatins, Colinas do Tocantins, Arapoema, Lagoa da Confusão, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis, Alvorada, Formoso do Araguaia, Goiatins, Arraias e Dianópolis.
Além do atendimento presencial, o Naturatins oferece serviços no Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam). O acesso ao Sigam requer cadastro no site do Naturatins, e os usuários podem preencher informações e anexar documentos necessários. O gerente de Atendimento e Análise Técnica, João Bento Santos Barbosa, destaca a importância de atenção aos detalhes no preenchimento do cadastro para evitar invalidações.
Sigam
O Sigam, em operação desde 2021, busca agilizar e tornar mais eficiente a formalização de processos e atos do Naturatins. O sistema oferece padronização e automatização dos procedimentos internos de licenciamento, monitoramento, fiscalização, biodiversidade e gestão das unidades de conservação.
Para esclarecimentos sobre o Sigam, os usuários podem enviar solicitações de ajuda para sigam@naturatins.to.gov.br ou acessar um tutorial disponível no canal do YouTube.
Saiba mais sobre os serviços e os locais de atendimento
Em Palmas
Presencial: Gerência de Atendimento e Análise Técnica (Gerência de Protocolo) – Avenida Theotônio Segurado, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira
Whatsapp: (63) 992182272
Telefones: (63) 3218-2659 ou 3218-2646 ou 3218-2635
E-mail: naturatinsprotocolodocumentos@
Em Araguaína
Presencial: Agência Regional, Avenida Haroldo Veloso, 250 – Loteamento Dona Nelcia
Telefones: (63) 3414-1521 / 3414-4979
Em Gurupi
Presencial: Agência Regional, Avenida Pernambuco, 2273, entre Ruas 8 e 9 – Setor Central
Telefone: (63) 3351-1511
E-mail: grgurupi@naturatins.to.gov.br
Lidiane Moreira/Governo do Tocantins