Equipe do Orienta Naturatins esclarece dúvidas de empreendedores e produtores rurais sobre serviços e processos ambientais.
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) segue, nesta sexta-feira, 11, com os atendimentos do Orienta Naturantins, na 8ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste). Na ocasião, a equipe esclarece dúvidas de empreendedores e produtores rurais sobre os serviços de licenciamento ambiental, recursos florestais, outorgas d’água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), atendimentos de protocolo (Sistema Integrado de Gestão Ambiental-Sigam) e emissão de licença de pesca.
Morador da cidade de Almas, o produtor rural Vilmon Soares visitou o estande do Naturatins para dar início ao processo de licenciamento ambiental de seu empreendimento de piscicultura. Ele elogiou o atendimento, destacando a eficiência e a importância dos serviços oferecidos. “A presença do Naturatins na Agrosudeste é uma oportunidade valiosa para os moradores locais, especialmente aqueles que residem em áreas mais afastadas. O atendimento me proporcionou fácil acesso aos serviços e resolveu minhas questões ambientais de forma rápida e eficiente, evitando deslocamentos dispendiosos e burocracias adicionais”, destacou.
Ciclos de palestras
Com o objetivo de levar conhecimento especializado ao público da Agrosudeste, nesta quinta-feira, 11, às 16 horas, a equipe técnica participará dos ciclos de palestras, no auditório do pavilhão do Governo do Tocantins.
O analista ambiental Jheferson Oliveira ministrará palestra sobre a Aplicação do Código Florestal Brasileiro nas Propriedades Rurais do Estado do Tocantins. O analista ambiental Átila Lira, por sua vez, ministrará palestra sobre Licenciamento Ambiental Agropecuário.
Conforme Jheferson Oliveira, as palestras são fundamentais para proporcionar acesso direto a informações, permitindo que os participantes apliquem o conhecimento adquirido para melhorar suas operações e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região. “Essas palestras trazem conhecimento essencial para os produtores rurais e empreendedores da região, ajudando-os a compreender melhor as legislações e processos que afetam diretamente suas atividades”, frisou.
Átila Lira, por sua vez, destacou que a palestra sobre Licenciamento Ambiental Agropecuário é essencial para esclarecer os processos e requisitos necessários para obter as licenças ambientais. “Isso facilita o desenvolvimento das atividades agropecuárias e contribui para que estejam alinhadas com as normativas ambientais, evitando penalidades e promovendo práticas sustentáveis”, destacou.
Sobre a Agrosudeste
A Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste) é considerada o maior evento da região sudeste e se tornou a 2ª maior do Estado. Em 2024, o evento reúne mais de 60 expositores voltados ao ramo da mineração, do agronegócio e instituições financeiras. A expectativa desta edição é receber um público de 18 mil pessoas, movimentando mais de R$ 50 milhões em negócios, entre os dias 10 e 13 de abril.
Por Andréa Marques/Governo do Tocantins