No Procon Tocantins, as denúncias realizadas por golpes e fraudes já ultrapassam 200 casos de 2023 e 2024, evidenciando a necessidade de atenção redobrada por parte dos consumidores.

 

 

No cenário atual, a incidência de golpes e fraudes tem aumentado significativamente, afetando consumidores de todas as idades e classes sociais. Essas práticas ilegais podem causar graves prejuízos financeiros e emocionais, sendo essencial adotar medidas preventivas para se proteger. Nesse contexto, o Procon Tocantins disponibiliza orientações valiosas para os consumidores. É importante destacar que, no Procon Tocantins, as denúncias realizadas por golpes e fraudes já ultrapassam 200 casos de 2023 e 2024, evidenciando a necessidade de atenção redobrada por parte dos consumidores.

O superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente, destaca a importância de desconfiar de promoções extraordinárias, links desconhecidos, ligações de instituições financeiras e ofertas de brindes.

“Com o aumento das denúncias de golpes e fraudes no Procon Tocantins, que já ultrapassam 200 casos, é crucial que os consumidores estejam cada vez mais atentos e informados. Desconfiar de ofertas milagrosas e sempre verificar a procedência das informações são passos essenciais para evitar cair nessas armadilhas.”

Entendendo Fraudes e Golpes

Fraudes envolvem o acesso não autorizado a informações pessoais, como números de cartões de crédito ou contas bancárias. Isso pode ocorrer através de sites de compras falsos, boletos falsos, entre outros.

Golpes tentam manipular os consumidores para que forneçam voluntariamente suas informações pessoais. Isso é feito através de ofertas que parecem boas demais para serem verdadeiras ou por meio de informações falsas, utilizando manipulação psicológica.

Dicas do Procon Tocantins

1-      Ligações e Mensagens de Instituições Financeiras

  • Ao receber uma ligação ou mensagem, entre em contato com o banco por canais oficiais para verificar a veracidade.
  • Desconfie de mensagens solicitando transações bancárias. Se a mensagem parecer vir de um familiar ou conhecido, ligue diretamente para confirmar.

2-      Pagamentos

  • Evite pagar via PIX, boleto bancário ou transferência, pois é mais difícil recuperar o dinheiro em caso de golpe.
  • Se necessário, faça pagamentos pelo CNPJ da empresa e confirme os dados do beneficiário antes de concluir a transação.
  • Pague preferencialmente via cartão de crédito, pois nessa modalidade de pagamento caso o consumidor caia em um golpe, ele pode desfazer a aquisição e solicitar o estorno no cartão, recebendo seu dinheiro de volta.

3-      Compras pela Internet

  • Verifique a confiabilidade da empresa, incluindo razão social, endereço, canal de contato e CNPJ.
  • Confira se a empresa possui site e redes sociais oficiais e observe o conteúdo postado.
  • Certifique-se de que o site tem uma conexão segura (cadeado na barra de endereço).

4-      Uso do Cartão de Crédito

  • Confira o valor no visor antes de inserir a senha e verifique o número de parcelas.
  • Evite passar o cartão em maquininhas com o visor danificado.
  • Sempre peça o recibo do cartão e a nota fiscal da compra.

O Procon Tocantins ressalta a importância de o consumidor redobrar a atenção ao efetuar algum tipo de pagamento e também orienta principalmente, a não passar informações pessoais em ligações e mensagens.

Denuncie

Em casos de denúncias, entre em contato por meio do Disque 151, ou por meio do Whats Denúncia no (63) 99216-6840

por: Clarissa fernandes*/Governo do Tocantins

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