Em Brasília, o Conselho Estadual de Recursos Hídricos garantiu a representatividade do Estado, na eleição que definiu os membros titulares das dez vagas destinadas às entidades estaduais desse segmento na instância nacional.

 

 

O Tocantins conquistou assento titular no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) para o mandato de 2024-2027,  durante a eleição colegiada em Brasília. O Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (CERH-TO) garantiu a representatividade do Estado na assembleia que definiu os membros titulares das dez vagas destinadas às entidades estaduais desse segmento e anunciou nesta quarta-feira, 17, que o colegiado passa a ocupar cadeira na instância nacional.

O presidente do CERH-TO, Marcello Lelis, elogiou o trabalho do secretário Executivo do Conselho, Aldo Azevedo, na defesa do assento para representatividade do Estado e ressaltou que, “a representatividade do Estado em um assento titular do Conselho Nacional é fruto da apresentação dos resultados alcançados com a gestão do conjunto de nossas políticas públicas, a dedicação dos integrantes do nosso sistema estadual, desde as ações que se desenvolvem com cada integrante dos nossos Comitês de Bacias Hidrográficas e os nossos parceiros do setor público e privado, bem como as deliberações do nosso Conselho, que conta com o apoio do Governo do Estado, nesse compromisso com a segurança hídrica no território tocantinense”.

O secretário Executivo do CERH-TO, Aldo Azevedo, pontuou que o CNRH é um organismo colegiado da Estrutura Operacional do Sistema Nacional de Recursos Hídricos. Composto por 24 entidades  federais, conta também com a representação de 10 conselhos estaduais na sua estrutura, além dos usuários dos recursos hídricos e organizações civis de recursos hídricos, “dentre estes o Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Tocantins foi eleito hoje, na reunião extraordinária, para compor um dos assentos titulares”.

“Nós assinamos o Pacto Federativo pela Gestão das Águas do Brasil. Tudo que acontece nos Estados reflete diretamente nas águas que são de domínio federal e estadual. O Conselho Nacional tem a responsabilidade por traçar as políticas de recursos hídricos e coordenar sua execução no país, nada melhor do que ter os Estados representados nesse Colegiado para ficar com as ações afinadas. A participação do Estado nas decisões do CNRH é a oportunidade de contribuir de forma ativa na gestão do pacto federativo como um todo”, ressaltou Aldo Azevedo.

Por ser considerado um estado novo, o secretário Executivo do Conselho Estadual, Aldo Azevedo, afirmou ainda que, “dada a atividade do Conselho Estadual, conseguimos essa vaga entre os 10 titulares contemplados do total dos 26 estados e o Distrito Federal. Essa conquista fortalece as ações do nosso Conselho e confirma que estamos no caminho certo. O Conselho Nacional tem interesse na participação dos Estados em sua estrutura operacional, discutindo mais ativamente e diretamente, tanto as nossas ações que se refletem aqui, como na gestão de recursos hídricos do país, todo o rio de domínio do Estado é um afluente do Rio Federal”, conclui.

Conselho Nacional

O Conselho Nacional de Recursos Hídricos é composto por entidades federais, entre elas, o Ministério do Desenvolvimento Regional, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Economia, Ministério da Infraestrutura, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Educação, Ministério da Cidadania, Ministério da Saúde, Ministério de Minas e Energia, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, os membros titulares e suplentes representantes dos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, os usuários de recursos hídricos irrigantes, prestadores de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário, concessionárias e autorizadas de geração hidrelétrica,  setor hidroviário, indústrias, pescadores e usuários de água para o lazer e turismo, organizações civis de recursos hídricos e organizações técnicas de ensino e pesquisa.

Foto Crédito: CERH Tocantins

Cleide Veloso/Governo do Tocantins

 
Governo do Estado do Tocantins

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter

Anúncio Aqui

Outras materias

Conselho Consultivo do Parque Estadual do Cantão promove reunião ordinária em Caseara
Foto1
Revisão do Plano de Manejo e uso público da Unidad...
Governo do Tocantins marca presença em cerimônia de sanção da nova Lei Geral do Turismo
Durante a cerimônia, presidente Lula prometeu empenho no desenvolvimento do turismo_ Vinícius Santa Rosa_Governo do Tocantins
Secretário de Turismo, Hercy Filho, representou o ...
Em Palmas, Polícia Civil promove reprodução simulada de acidente de trânsito que vitimou idoso na região Sul da capital
reprodução simulada Jardim Taquari 02 - Raimundo Gabriel
A ação foi realizada a pedido da Defensoria Públic...
Preços de Carnes em Gurupi: Procon Tocantins encontra variações de até 78%
venda de carne fresca moída deve ser realizada na presença do consumidor, sendo proibido mantê-la estocada nesse estado nos estabelecimentos.
Preços de Carnes em Gurupi: Procon Tocantins encon...
Em alusão ao Setembro Amarelo, adolescentes do Centro de Internação Provisória Masculino de Santa Fé participam de palestras sobre saúde mental e emoc...
foto 3
Momento contou com palestras e dinâmicas que abord...
Escolas públicas de Paranã se destacam na Olimpíada Mandacaru de Matemática e conquistam 27 premiações
Foto 3 - Alunos premiados da E.E Desembargador Virgílio, e professoras
O Colégio Estadual ficou com quatro medalhas de ou...

Anuncie conosco!