O evento ocorre de 25 a 27 de junho, em Belém e reúne representantes dos estados das regiões norte e centro-oeste do Brasil.

 

Na busca pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), através do aprendizado contínuo e de trocas de experiências, o Tocantins participa, de 25 a 27 de junho, do ° Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão, da Participação Social e das Ouvidorias do SUS. O evento organizado pelo Ministério da Saúde (MS) reúne representantes dos estados do norte e centro-oeste do Brasil e ocorre em Belém (PA). Representam o Estado no evento, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a ouvidora do SUS, Iolanda Maria Batista; a diretora de Comunicação, Aldenes Lima e a técnica da Ouvidoria, Luciane Bezerra, as quais estão acompanhadas da ouvidora da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (SEMUS), Roselena Malta e do representante do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO), Raimundo Morais.

Segundo a Ouvidora-geral do SUS, Conceição Aparecida Pereira Rezende, “ficamos felizes em ver o envolvimento dos estados, e quero destacar que cada ouvidor tem a mesma responsabilidade de ouvir o povo brasileiro e dar as respostas, bem como o papel de auxiliar os gestores no desenvolvimento de ações que fortaleçam a saúde pública e, consequentemente, um Sistema Único de Saúde, cada dia melhor”.

Para a Coordenadora Nacional do Projeto de Fortalecimento da Gestão e Participação Social no SUS: desenvolvimento de ações estratégicas para implantação e implementação dos serviços de ouvidorias de saúde, Rosa Souza, “estou feliz em ver a realização deste 1º seminário, pois ele é um momento de fortalecimento das ouvidorias do SUS. Agradeço a participação de todos os estados que se mobilizaram até aqui. Isso mostra o compromisso das gestões em qualificar esta área que é de extrema importância para a promoção de uma saúde pública cada dia melhor”.

“A participação do Tocantins neste evento, é extremamente produtiva no que diz respeito aos avanços que buscamos, como agentes de transformação da saúde pública. Aqui teremos grandes debates e trocas de experiências que poderemos replicar em nosso Estado e colaborar com a gestão para fortalecer ainda mais o SUS, que vem sendo priorizado nos últimos anos”, afirmou a ouvidora do SUS, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Iolanda Maria Batista.

Programação
Na programação do evento, debates sobre: o panorama e diretrizes da OuvSUS e seu fortalecimento;  o cenário atual, perspectivas e desafios das ouvidorias estaduais; gestão participativa e controle social no SUS; a ouvidoria como instrumento de gestão e ferramenta estruturante do SUS; transparência e acesso à informação na construção do Sistema Nacional de Ouvidoria.
“Para a Diretoria de Comunicação da SES-TO, os debates do Seminário são importantes, pois a comunicação é uma ferramenta de transparência e acesso à informação. Neste contexto, caminhar junto com a Ouvidoria significa fortalecer a gestão, na tomada de decisões pontuais para os anseios da população SUS dependente, que no Tocantins significa mais de 90% dos habitantes”, pontuou a diretora de Comunicação da SES-TO, Aldenes Lima.

Rede de ouvidorias TO
O Tocantins, a rede de ouvidorias conta com equipes em todas as 17 unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e 23 ouvidorias municipais (Araguaína, Araguaçú, Augustinópolis, Buriti, Cristalândia, Couto Magalhães, Colinas, Dois Irmãos, Dueré, Dianópolis, Gurupi, Lajeado, Miracema, Nazaré, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Peixe, Porto Nacional, Talismã, Tocantinópolis, Xambioá e Wanderlândia).

“A Ouvidoria do SUS no Tocantins recebeu, em 2023, 1.473 manifestações da população e servidores, que colaboraram para o aprimoramento da saúde pública. Esse é um número expressivo e ele é resultado da conscientização da população, sobre o papel que estas equipes têm, para a promoção de mudanças significativas na saúde que os usuários do SUS desejam e precisam”, destacou a ouvidora do SUS/SES-TO, Iolanda Maria Batista.

Canais
Todas as pessoas podem se manifestar por meio da Ouvidoria do SUS, um canal seguro, para relatos de queixas e elogios a respeito dos serviços e acolhimentos recebidos nas unidades sob gestão da SES-TO. Os contatos são: (63) 3218-2025 ou o 0800 64 27200. As manifestações podem ser feitas de forma sigilosa.

Aldenes Lima-Governo do Tocantins

                                                              

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Twitter

Anúncio Aqui

Outras materias

Governo do Tocantins fortalece a vigilância das doenças imunoprevenívei
Foto 01 - Ananda Santos
Em seminário organizado pela SES-TO, profissionais...
Governo do Tocantins lança edital de chamamento para participação de coexpositores na ABAV Expo 2024
Foto 03
 Inscrições para seleção das empresas interessadas...
om ações do Governo, Tocantins cai para 9ª posição no ranking nacional de queimadas no mês de agosto
Foto 01
Levantamento foi realizado pela Secretaria do Meio...
SES-TO alerta para os cuidados com a saúde na seca e baixa umidade do ar
605fda69655d0160dd73b028cbc4ecff
A população precisa ficar atenta ao período de est...
Em Cachoeirinha, Polícia Civil do Tocantins prende homem investigado por ato libidinoso e ameaça
Prisão Cachoeirinha - Divulgação PCTO
Prisão ocorreu em cumprimento a mandado de prisão ...
Jovens atletas disputam Campeonato Brasileiro de Boxe com o apoio do Governo do Tocantins
Foto 01 Delegação Campeonato Brasileiro Boxe
Delegação estadual será representada por boxeadore...

Anuncie conosco!