Pesquisa do Ministério da Saúde vai visitar 290 domicílios, com crianças de até seis anos em Palmas e Araguaína.

 

Famílias do Tocantins, com crianças de até seis anos, podem receber, em suas casas, a visita de entrevistadores da edição 2024 do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2024). Conduzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a pesquisa do Ministério da Saúde (MS) visitará 15 mil famílias em todo o Brasil, para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o estado nutricional antropométrico e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães.

No Tocantins, as visitas domiciliares do ENANI-2024 vão acontecer em Palmas e Araguaína. Os entrevistadores do estudo estarão identificados com camiseta e crachá e vão realizar três atividades: entrevista com as mães ou cuidadores, com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar; medida de peso e altura ou comprimento das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS); e agendamento de uma segunda visita domiciliar para coleta de sangue das mães e crianças maiores de seis meses.

Serão realizados hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina A. “Quando houver necessidade, a família será encaminhada ao posto de saúde para acompanhamento. E as amostras biológicas vão compor um biorrepositório, que permitirá análises complementares futuras. Crianças de até seis anos são mais suscetíveis às deficiências nutricionais, especialmente em relação a crescimento linear e micronutrientes essenciais, como ferro, vitamina A e zinco”, afirmou o coordenador nacional do ENANI-2024, Gilberto Kac,.

“O ENANI é um estudo muito importante para avaliação das práticas de aleitamento materno e alimentação infantil, do peso, a altura e as carências nutricionais de crianças menores de seis anos e também o peso, a altura e hemograma completo das mães biológicas. A primeira edição do estudo, feita em 2019, tem resultados muito interessantes e é muito utilizada no planejamento das ações. Assim, é importante a sensibilização da população local para a adesão à pesquisa que vai posteriormente gerar um panorama em relação à situação das crianças do Tocantins, reforçando e direcionando as ações e políticas que já são desenvolvidas pela SES-TO, destacou o nutricionista da Área Técnica da Nutrição da SES-TO, Walter Soares.

ENANI-2019

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil de 2019 mostrou que, naquela época, metade das famílias brasileiras com crianças na faixa etária do estudo viviam em insegurança alimentar. A pesquisa também revelou que 80% das crianças brasileiras menores de cinco anos já consumiam alimentos ultraprocessados e que 10% dos pequenos – e metade de suas mães – estavam acima do peso.

Governo do Tocantins

                                                              

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter

Anúncio Aqui

Outras materias

Conselho Consultivo do Parque Estadual do Cantão promove reunião ordinária em Caseara
Foto1
Revisão do Plano de Manejo e uso público da Unidad...
Governo do Tocantins marca presença em cerimônia de sanção da nova Lei Geral do Turismo
Durante a cerimônia, presidente Lula prometeu empenho no desenvolvimento do turismo_ Vinícius Santa Rosa_Governo do Tocantins
Secretário de Turismo, Hercy Filho, representou o ...
Em Palmas, Polícia Civil promove reprodução simulada de acidente de trânsito que vitimou idoso na região Sul da capital
reprodução simulada Jardim Taquari 02 - Raimundo Gabriel
A ação foi realizada a pedido da Defensoria Públic...
Preços de Carnes em Gurupi: Procon Tocantins encontra variações de até 78%
venda de carne fresca moída deve ser realizada na presença do consumidor, sendo proibido mantê-la estocada nesse estado nos estabelecimentos.
Preços de Carnes em Gurupi: Procon Tocantins encon...
Em alusão ao Setembro Amarelo, adolescentes do Centro de Internação Provisória Masculino de Santa Fé participam de palestras sobre saúde mental e emoc...
foto 3
Momento contou com palestras e dinâmicas que abord...
Escolas públicas de Paranã se destacam na Olimpíada Mandacaru de Matemática e conquistam 27 premiações
Foto 3 - Alunos premiados da E.E Desembargador Virgílio, e professoras
O Colégio Estadual ficou com quatro medalhas de ou...

Anuncie conosco!