Pesquisa do Ministério da Saúde vai visitar 290 domicílios, com crianças de até seis anos em Palmas e Araguaína.

 

Famílias do Tocantins, com crianças de até seis anos, podem receber, em suas casas, a visita de entrevistadores da edição 2024 do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI-2024). Conduzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a pesquisa do Ministério da Saúde (MS) visitará 15 mil famílias em todo o Brasil, para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o estado nutricional antropométrico e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até seis anos e suas mães.

No Tocantins, as visitas domiciliares do ENANI-2024 vão acontecer em Palmas e Araguaína. Os entrevistadores do estudo estarão identificados com camiseta e crachá e vão realizar três atividades: entrevista com as mães ou cuidadores, com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar; medida de peso e altura ou comprimento das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS); e agendamento de uma segunda visita domiciliar para coleta de sangue das mães e crianças maiores de seis meses.

Serão realizados hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina A. “Quando houver necessidade, a família será encaminhada ao posto de saúde para acompanhamento. E as amostras biológicas vão compor um biorrepositório, que permitirá análises complementares futuras. Crianças de até seis anos são mais suscetíveis às deficiências nutricionais, especialmente em relação a crescimento linear e micronutrientes essenciais, como ferro, vitamina A e zinco”, afirmou o coordenador nacional do ENANI-2024, Gilberto Kac,.

“O ENANI é um estudo muito importante para avaliação das práticas de aleitamento materno e alimentação infantil, do peso, a altura e as carências nutricionais de crianças menores de seis anos e também o peso, a altura e hemograma completo das mães biológicas. A primeira edição do estudo, feita em 2019, tem resultados muito interessantes e é muito utilizada no planejamento das ações. Assim, é importante a sensibilização da população local para a adesão à pesquisa que vai posteriormente gerar um panorama em relação à situação das crianças do Tocantins, reforçando e direcionando as ações e políticas que já são desenvolvidas pela SES-TO, destacou o nutricionista da Área Técnica da Nutrição da SES-TO, Walter Soares.

ENANI-2019

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil de 2019 mostrou que, naquela época, metade das famílias brasileiras com crianças na faixa etária do estudo viviam em insegurança alimentar. A pesquisa também revelou que 80% das crianças brasileiras menores de cinco anos já consumiam alimentos ultraprocessados e que 10% dos pequenos – e metade de suas mães – estavam acima do peso.

Governo do Tocantins

                                                              

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Twitter

Anúncio Aqui

Outras materias

Governo do Tocantins fortalece a vigilância das doenças imunoprevenívei
Foto 01 - Ananda Santos
Em seminário organizado pela SES-TO, profissionais...
Governo do Tocantins lança edital de chamamento para participação de coexpositores na ABAV Expo 2024
Foto 03
 Inscrições para seleção das empresas interessadas...
om ações do Governo, Tocantins cai para 9ª posição no ranking nacional de queimadas no mês de agosto
Foto 01
Levantamento foi realizado pela Secretaria do Meio...
SES-TO alerta para os cuidados com a saúde na seca e baixa umidade do ar
605fda69655d0160dd73b028cbc4ecff
A população precisa ficar atenta ao período de est...
Em Cachoeirinha, Polícia Civil do Tocantins prende homem investigado por ato libidinoso e ameaça
Prisão Cachoeirinha - Divulgação PCTO
Prisão ocorreu em cumprimento a mandado de prisão ...
Jovens atletas disputam Campeonato Brasileiro de Boxe com o apoio do Governo do Tocantins
Foto 01 Delegação Campeonato Brasileiro Boxe
Delegação estadual será representada por boxeadore...

Anuncie conosco!