A campanha busca conscientizar os tocantinenses sobre como o ato de solidariedade que ajuda a salvar a vida de bebês prematuros.
“O coração da mãe que está doando se enche de alegria, principalmente depois de saber que a quantidade de leite que eu dou vai para 07 a 08 bebês. Sem contar que também é importante para a mãe que vai receber esse leite para dar para o seu bebê e ter a oportunidade que a gente sabe que o leite materno oferece ao bebê que precisa, retribuindo isso de alguma forma”. O depoimento é da Tamirys Virgulino Ribeiro Prado, mãe da pequena Chloe Virgulino Prado, que há 08 meses doa seu leite materno para o Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR).
A doadora acrescentou que “a ideia de doação surgiu por conta da necessidade que eu estava passando por um momento de ter muito leite, né?! Eu tirava e não tinha a ideia ainda de que eu poderia doar, né? Essa informação faltava. Mas aí eu tive acesso, né? Essa opção e desde então nunca parei de doar, né? Enquanto o meu corpo permitir, né? Eu vou continuar doando leite”.
O ato voluntário realizado por ela demonstra a importância que a doação de leite materno tem para aumentar as chances de vida de bebês recém-nascidos prematuros e de baixo peso, que com essa atitude, alcançam uma vida mais saudável. Esse é o principal motivo para o mês ter a Campanha Maio Branco, que visa incentivar as mulheres que amamentam a doarem.
“Muitas mães estão amamentando e não sabem que a sobra do leite dela pode ajudar a salvar a vida de muitos bebês. Então essa doação de leite para os bebês internados e para as famílias que estão com bebês internados, é uma esperança na recuperação desse bebê, em salvar a vida desse bebê. Nós sabemos que o leite materno é o alimento mais poderoso que existe e ele é muito mais do que um alimento. Para o bebê internado, ele é a proteção que esse bebê precisa para se recuperar”, disse a nutricionista, coordenadora do Banco de Leite Humano do HMDR, Walkiria Pinheiro.
O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para as funções biológicas, sendo considerado o melhor alimento para os bebês, por ter papel muito importante na proteção imunológica contra doenças infecciosas, na adequação nutricional e no desenvolvimento afetivo e psicológico.
A coordenadora do Banco de Leite Humano do HMDR acrescentou que, “a gente aproveita essa sensibilização e faz um chamado para a sociedade, para as mulheres que estão amamentando seus bebês, que ao perceberem que depois que o bebê mama no peito e sobra um pouco de leite nesse peito, essa sobra você pode doar e salvar várias vidas”, acrescentou.
Dados
Neste ano, o Tocantins já realizou 3.848 atendimentos em grupo; 6.998 atendimentos individuais; 811 visitas domiciliares; possui 525 doadoras; 464 receptores; 699,2 litros de leite coletados e 5464,6 litros de leite distribuídos.
Campanha Maio Branco
A data foi instituída em 2015 e representa um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno. Para este ano, o slogan para a mobilização do Dia Mundial de Doação de Leite Humano em 2024, chama-se: “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”.
Doação
O leite humano é fundamental para o crescimento saudável dos bebês, por isso, o ato de amamentar é estimulado. Não podendo por algum motivo fazer esse processo, a mãe e o bebê podem ser apoiados por outras mães, que estão possibilitadas a fazer doação de leite materno. Para fazer a doação, é necessário que a mãe não esteja tomando medicamentos que impeçam a amamentação, não consumir drogas, bebidas alcoólicas e não fumar. O banco de leite retira os frascos de leite doados nas residências de mães cadastradas, os telefones para contato são: (63) 3218-7734 e 0800-646-8283.
“Para ser doadora é bem simples e fácil, basta ligar para nós, fazer um cadastro e nós vamos até a sua casa levar o kit de doação e lhe ensinar como você vai retirar esse leite e armazenar. Então se está doando pra você, faça a sua doação e ajude a salvar vidas de bebês internados. Procure um banco de leite humano mais próximo da sua casa ou um posto de coleta de leite humano”, explicou Walkiria Pinheiro.
Unidades e pontos de coletas do Banco de Leite
Centro de Referência para Bancos de Leite Humano do Tocantins – Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos – Endereço: ACNE 1, Conj. 04, Lote 36/38, -Palmas – TO, Telefone: (063) 3218-7734. Unidade aberta 24 horas.
Posto de Coleta de Leite Humano na Unidade Básica de Saúde, na Quadra 403 Norte – Endereço: Quadra 403 Norte, Alameda 01, APN 40 – Palmas – TO, Telefone: (63) 3218-5205.
Banco de Leite Humano – Hospital Dom Orione – Endereço: Rua Dom Orione, Nº 100 – Centro, Araguaína – TO, Telefone: (63) 3411-8787 ramal 2358.
Banco de Leite Humano – Hospital Regional de Gurupi – Endereço: Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, Nº 1541 – Setor Central – Gurupi – TO, Telefone: (63) 3315-0258.
Posto de Coleta de Leite Humano Dona Marly – Hospital Materno Infantil Tia Dedé – Endereço: Rua Raquel de Carvalho, Nº 143, Jardim Brasília – Porto Nacional – TO, Telefone: (63) 3363-8301.
– A doação de leite humano ajuda a salvar vidas de bebês prematuros internados nos serviços de saúde do TO
– Tamirys Prado, mãe da pequena Chloe Prado é doadora do Banco de Leite Humano do HMDR há 08 meses
– O leite é a primeira alimentação humana e fonte de nutrientes para os bebês
Karoliny Santiago/Governo do Tocantins