Entrega é resultado de uma parceria com a Receita Federal, que doou 25 receptores de TV Box que foram transformados em minicomputadores.
A Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Semej), repassou oficialmente na manhã desta sexta-feira, 21, equipamentos para o laboratório de informática da Escola Municipal Pedro Ludovico Teixeira, recebidos da Receita Federal. Foram 25 receptores de TV Box, que foram transformados em minicomputadores. Em contrapartida, o município adquiriu os monitores, teclados, mouses e providenciou a infraestrutura de internet necessária.
Além dos minicomputadores, também foram doados pela Receita Federal 20 aparelhos celulares, que serão distribuídos entre as unidades de ensino do município, com o intuito de fortalecer a educação municipal.
O prefeito de Paraíso, Celso Morais, lembrou que o prédio que abriga a Escola Pedro Ludovico Teixeira é um imóvel que foi adquirido na atual gestão e que a unidade atualmente atende 490 alunos, com capacidade para aumentar esse atendimento. O chefe do Executivo destacou ainda a importância de trabalhar em parceria. “Entregar uma educação de qualidade é um grande desafio porque é uma demanda sempre crescente, então é importante contar com uma equipe comprometida e parcerias que entendam o poder transformador da educação em uma sociedade”.
O Delegado da Receita Federal Ricardo Wagner ressaltou o impacto do projeto. “É um impacto social muito grande porque são produtos frutos do crime, hoje são utilizados para transformar a realidade das crianças através da educação. Então, devido à importância disso é que a gente tem feito essas parcerias junto com o município para que a gente possa alcançar cada vez mais através das crianças, através da tecnologia, para que eles adquiram conhecimento através desse processo”.
A secretária de Educação e Juventude, Giovanda Carvalho, pontuou que a tecnologia só tem a agregar na forma interdisciplinar do ensino aprendizagem. “A tecnologia oferece uma vasta gama de recursos para ensinar de maneira interativa e interessante, enriquecendo o aprendizado.”
A diretora da Escola, professora Isabel de Fátima Lauriano, ressaltou que os aparelhos chegaram num momento muito bom, com destaque para a turminha que está sendo alfabetizada. “Estamos trabalhando tanto na sala de aula quanto no laboratório o mesmo tema. A alfabetização é uma das principais atividades com os pequenos e as crianças estão amando.
A jovem Thayla Marianny Maurício Freitas, de 10 anos, disse que as aulas no laboratório estão contribuindo para que eles aprendam conteúdos de várias disciplinas. “Está ajudando a gente aprender várias matérias. Está muito divertido”, contou a estudante do 5º ano B.
Doação
A parceria com a Receita Federal que possibilitou a doação dos equipamentos foi intermediada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME. O projeto visa proporcionar acesso igualitário à tecnologia e promover oportunidades de aprendizado enriquecedoras para estudantes.
Os 25 receptores de sinal de TV doados são frutos do trabalho da Receita Federal em operações de fiscalização e combate ao contrabando e a importação irregular de mercadorias. Ao invés de destruir os objetos, a Receita Federal criou o projeto não apenas para equipar as instituições de ensino com tecnologia, mas também dar um destino sustentável para estes equipamentos, transformando-os em recursos educacionais.
Na ocasião, também foi entregue à Escola Pedro Ludovico Teixeira, um material didático-pedagógico produzido pela Controladoria Geral da União, a CGU, na área de educação cidadã, como opção para o bom uso dos computadores recebidos.