Evento foi realizado em comemoração ao Dia das Mães, comemorado neste mês de maio.
Na manhã desta terça-feira, 28, a sede da Escola Superior de Polícia (Espol) foi palco de uma roda de conversa intitulada “Mãe e Policial: Maternar e Proteger”, em comemoração ao Dia das Mães, comemorado neste mês de maio. O evento reuniu mães que também exercem a função de policiais civis, proporcionando um espaço de reflexão e troca de experiências.
Mykaelle Souza, psicóloga e palestrante, destacou a importância da saúde mental no contexto policial. “Aqui na Gerência de Valorização do Policial Civil, realizamos atendimentos, avaliações e acompanhamentos psicossociais, além de diversas ações voltadas à prevenção e promoção da saúde mental. Nosso trabalho enfoca a saúde mental do policial civil e a palestra de hoje oferece uma oportunidade de reflexão e troca de saberes entre mulheres que, além de serem mães, também são policiais. Vamos discutir os desafios e as diversas percepções sobre maternidade e trabalho policial, temas que são amplos e repletos de diferentes pontos de vista”, destacou.
Adriana Magna, supervisora de ensino na Espol e uma das mediadoras da roda de conversa, destacou a oferta de cursos, oficinas e workshops voltados para servidores e policiais civis. “Esta roda de conversa é uma iniciativa da Gerência de Valorização do Policial Civil e estamos aqui para proporcionar um espaço onde mães policiais civis possam discutir seus desafios e motivações. A roda de conversa abordará as complexidades de ser mãe, policial, cidadã e mulher na sociedade contemporânea, destacando a importância desses múltiplos papéis”, pontuou.
A diretora adjunta da Espol, delegada Lorena Josephine Ponce, expressou sua gratidão pela iniciativa. “Agradeço à equipe interdisciplinar da Espol por sempre pensar em como nos acolher, especialmente, nós, mulheres. Este momento é muito especial. Espero que tenhamos uma manhã de partilha, na qual possamos trocar experiências e entender umas às outras”.
O evento, com o objetivo de proporcionar um ambiente de apoio e compreensão mútua, destacou a importância da saúde mental e do apoio institucional para as mulheres que equilibram a maternidade e a carreira policial.
Larissa Mendes/Governo do Tocantins
|