O encontro teve como objetivo sensibilizar os trabalhadores e a sociedade sobre a realidade tocantinense.
Para sensibilizar os trabalhadores e a sociedade sobre a realidade dos acidentes de trabalho, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoveu um encontro entre trabalhadores, órgãos de fiscalização, conselhos, movimentos sociais, associações e sindicatos. O evento coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/SES-TO) faz alusão ao dia 28 de abril, data estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em memória às vítimas de acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho.
No Tocantins, nos três primeiros meses de 2024, foram notificados 1.018 casos de acidente de trabalho. “Os números são altos, mas ficam ainda mais preocupantes quando se leva em consideração a enorme subnotificação que ocorre na rotina dos atendimentos das unidades de saúde. Esse contexto aponta que os acidentes de trabalho são um problema de saúde pública, sendo então necessário o estabelecimento de estratégias conjuntas para enfrentamento”, destacou o gerente de Saúde do Trabalhador/SES-TO, Evesson Farias de Oliveira.
“A sensibilização e mobilização de todos são imprescindíveis para conquistarmos um ambiente de trabalho mais sadio e seguro, além de fortalecer as ações de vigilância em saúde do trabalhador. Ressaltamos ainda a obrigatoriedade de notificação dos agravos relacionados ao trabalho no SINAN”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde/SES-TO, Perciliana Bezerra.
O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares e Restaurantes do Tocantins (SINGAREHST) destacou que “eventos como este é de suma importância para nós trabalhador, pois o que vemos é um grande número de acidentes de trabalho que não são notificados, o empregador para se eximir de alguma responsabilidade tende a não preencher o CAT, Comunicação de Acidente de Trabalho, o que trás prejuízos para o trabalhador e consequentemente a subnotificação”.
Dados
De acordo com o levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estudo realizado entre os anos de 2002 e 2020, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de mortes por acidentes de trabalho com aproximadamente seis óbitos a cada 100 mil trabalhadores formais. Se considerar apenas o G20, o Brasil passa a ocupar a segunda posição, ficando atrás apenas do México.
No Tocantins, em 2023, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) foram notificados 4.659 casos de acidentes de trabalho, destes 15,39%, são acidentes com material biológico.
A Data
No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória a essas vítimas. No Brasil pela Lei nº 11.121/2005, foi instituído o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
Dayana Nascimento/Governo do Tocantins