O evento ocorre de 25 a 27 de junho, em Belém e reúne representantes dos estados das regiões norte e centro-oeste do Brasil.

 

Na busca pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), através do aprendizado contínuo e de trocas de experiências, o Tocantins participa, de 25 a 27 de junho, do ° Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão, da Participação Social e das Ouvidorias do SUS. O evento organizado pelo Ministério da Saúde (MS) reúne representantes dos estados do norte e centro-oeste do Brasil e ocorre em Belém (PA). Representam o Estado no evento, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a ouvidora do SUS, Iolanda Maria Batista; a diretora de Comunicação, Aldenes Lima e a técnica da Ouvidoria, Luciane Bezerra, as quais estão acompanhadas da ouvidora da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (SEMUS), Roselena Malta e do representante do Conselho Estadual de Saúde (CES-TO), Raimundo Morais.

Segundo a Ouvidora-geral do SUS, Conceição Aparecida Pereira Rezende, “ficamos felizes em ver o envolvimento dos estados, e quero destacar que cada ouvidor tem a mesma responsabilidade de ouvir o povo brasileiro e dar as respostas, bem como o papel de auxiliar os gestores no desenvolvimento de ações que fortaleçam a saúde pública e, consequentemente, um Sistema Único de Saúde, cada dia melhor”.

Para a Coordenadora Nacional do Projeto de Fortalecimento da Gestão e Participação Social no SUS: desenvolvimento de ações estratégicas para implantação e implementação dos serviços de ouvidorias de saúde, Rosa Souza, “estou feliz em ver a realização deste 1º seminário, pois ele é um momento de fortalecimento das ouvidorias do SUS. Agradeço a participação de todos os estados que se mobilizaram até aqui. Isso mostra o compromisso das gestões em qualificar esta área que é de extrema importância para a promoção de uma saúde pública cada dia melhor”.

“A participação do Tocantins neste evento, é extremamente produtiva no que diz respeito aos avanços que buscamos, como agentes de transformação da saúde pública. Aqui teremos grandes debates e trocas de experiências que poderemos replicar em nosso Estado e colaborar com a gestão para fortalecer ainda mais o SUS, que vem sendo priorizado nos últimos anos”, afirmou a ouvidora do SUS, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Iolanda Maria Batista.

Programação
Na programação do evento, debates sobre: o panorama e diretrizes da OuvSUS e seu fortalecimento;  o cenário atual, perspectivas e desafios das ouvidorias estaduais; gestão participativa e controle social no SUS; a ouvidoria como instrumento de gestão e ferramenta estruturante do SUS; transparência e acesso à informação na construção do Sistema Nacional de Ouvidoria.
“Para a Diretoria de Comunicação da SES-TO, os debates do Seminário são importantes, pois a comunicação é uma ferramenta de transparência e acesso à informação. Neste contexto, caminhar junto com a Ouvidoria significa fortalecer a gestão, na tomada de decisões pontuais para os anseios da população SUS dependente, que no Tocantins significa mais de 90% dos habitantes”, pontuou a diretora de Comunicação da SES-TO, Aldenes Lima.

Rede de ouvidorias TO
O Tocantins, a rede de ouvidorias conta com equipes em todas as 17 unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e 23 ouvidorias municipais (Araguaína, Araguaçú, Augustinópolis, Buriti, Cristalândia, Couto Magalhães, Colinas, Dois Irmãos, Dueré, Dianópolis, Gurupi, Lajeado, Miracema, Nazaré, Palmas, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Peixe, Porto Nacional, Talismã, Tocantinópolis, Xambioá e Wanderlândia).

“A Ouvidoria do SUS no Tocantins recebeu, em 2023, 1.473 manifestações da população e servidores, que colaboraram para o aprimoramento da saúde pública. Esse é um número expressivo e ele é resultado da conscientização da população, sobre o papel que estas equipes têm, para a promoção de mudanças significativas na saúde que os usuários do SUS desejam e precisam”, destacou a ouvidora do SUS/SES-TO, Iolanda Maria Batista.

Canais
Todas as pessoas podem se manifestar por meio da Ouvidoria do SUS, um canal seguro, para relatos de queixas e elogios a respeito dos serviços e acolhimentos recebidos nas unidades sob gestão da SES-TO. Os contatos são: (63) 3218-2025 ou o 0800 64 27200. As manifestações podem ser feitas de forma sigilosa.

Aldenes Lima-Governo do Tocantins

                                                              

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Twitter

Anúncio Aqui

Outras materias

Conselho Consultivo do Parque Estadual do Cantão promove reunião ordinária em Caseara
Foto1
Revisão do Plano de Manejo e uso público da Unidad...
Governo do Tocantins marca presença em cerimônia de sanção da nova Lei Geral do Turismo
Durante a cerimônia, presidente Lula prometeu empenho no desenvolvimento do turismo_ Vinícius Santa Rosa_Governo do Tocantins
Secretário de Turismo, Hercy Filho, representou o ...
Em Palmas, Polícia Civil promove reprodução simulada de acidente de trânsito que vitimou idoso na região Sul da capital
reprodução simulada Jardim Taquari 02 - Raimundo Gabriel
A ação foi realizada a pedido da Defensoria Públic...
Preços de Carnes em Gurupi: Procon Tocantins encontra variações de até 78%
venda de carne fresca moída deve ser realizada na presença do consumidor, sendo proibido mantê-la estocada nesse estado nos estabelecimentos.
Preços de Carnes em Gurupi: Procon Tocantins encon...
Em alusão ao Setembro Amarelo, adolescentes do Centro de Internação Provisória Masculino de Santa Fé participam de palestras sobre saúde mental e emoc...
foto 3
Momento contou com palestras e dinâmicas que abord...
Escolas públicas de Paranã se destacam na Olimpíada Mandacaru de Matemática e conquistam 27 premiações
Foto 3 - Alunos premiados da E.E Desembargador Virgílio, e professoras
O Colégio Estadual ficou com quatro medalhas de ou...

Anuncie conosco!